A DIDÁTICA
Escola Tradicional: Disciplina normativa - dita regras.
Escola Nova: Orienta a direção da aprendizagem.
Escola Tecnicista: Indica métodos e técnicas eficientes.
Escola Crítica: Estuda o ensino que por sua vez visa formar o cidadão.
O ENSINO
Escola Tradicional: Voltado para o professor e desenvolve a memória.
Escola Nova: Valoriza o aluno e suas habilidades natas.
Escola Tecnicista: Voltado para o mercado de trabalho.
Escola Crítica: Valoriza a transformação social, o professor, o aluno, o conteúdo.
O CONTEÚDO
Escola Tradicional: Tratado isoladamente.
Escola Nova: São principalmente os interesses do aluno.
Escola Tecnicista: Necessidades tecnológicas.
Escola Crítica: Conhecimentos e habilidades - o saber gera poder transformador.
O MÉTODO
Escola Tradicional: Forma prática de se chegar ao objetivo.
Escola Nova: Ativos e lúdicos.
Escola Tecnicista: Instruções programadas e outros.
Escola Crítica: Várias possibilidades para apreender o conteúdo e desenvolver habilidades.
A AVALIAÇÃO
Escola Tradicional: Medir o conhecimento do aluno por meio de provas e testes.
Escola Nova: Avaliação subjetiva com prática qualitativa.
Escola Tecnicista: Entrada de conteúdo (In e Out).
Escola Crítica: Habilidades e o saber - tem reflexo no ensino, proporciona o feed back.
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Escola Tradicional: Excesso de diretividade. Professor distante do aluno.
Escola Nova: O aluno é o centro - Ele é crítico e participativo. Fraca diretividade.
Escola Tecnicista: Professor distante do aluno.
Escola Crítica: Relação democrática e com diretividade.
O PROFESSOR
Escola Tradicional: O professor detém o conhecimento para depositar no aluno.
Escola Nova: O professor é o facilitador da aprendizagem.
Escola Tecnicista: Deseja formar o técnico eficiente. O professor é transmissor.
Escola Crítica: Direciona o processo de ensino.
O ALUNO
Escola Tradicional: Indivíduo passivo e isolado do contexto sócio-histórico.
Escola Nova: Sujeito ativo e dinâmico. Valorização do "Self".
Escola Tecnicista: O futuro técnico.
Escola Crítica: Sujeito ativo inserido no momento histórico e social.
Fonte:http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=correntes+pedag%C3%B3gicas&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Nenhum comentário:
Postar um comentário